Bonecas de Nó: Cultura e diversão

 Bonecas de Nó: Cultura e diversão

   Hoje vamos fazer uma bonequinha de nó, cuja história de origem é antiga – desde os tempos da escravidão – e interessante. Pois é, a antiguíssima boneca de nó tem como denominação Abayomi de origem iorubá, que significa: aquele que traz felicidade ou alegria. A união de abay = encontro e omi = precioso dá o significado de encontro preciosoEsse nome pode ser usado tanto para meninas quanto para meninos. O nome é comum na África, sobretudo na África do Sul, e também pode ser encontrado com frequência até o norte da África. As mulheres escravas usavam a barra de suas saias – único pano encontrado – para fazer essas bonecas e levar um pouco de calma e alegria nos navios negreiros tanto para as crianças quanto para os adultos enquanto viajavam dias e dias sem nada para fazer ou sequer comer.  
   Após essa rápida passagem pela origem da Abayomi, já dá pra imaginar como é simples confeccionar essas gracinhas, né? O material utilizado é fácil de ser encontrado e de baixo custo. São bem rápidas para fazer, com sobras de pano reaproveitadas, feitas apenas com nós e não é necessário utilizar máquina de costuraA boneca de nó, por sua vez, sempre representa personagens, dá pra deixar a imaginação criar asas e fazer diversos tipos delas.





   Os materiais necessários são: retalhos de malhas pretas ou brancas; tecido de algodão coloridas e estampadas; fitas coloridas ou elásticas; tesoura e fita métrica.




   Após estar com os materiais em mãos, damos início a bonequinha. O primeiro passo é cortar tiras de malha com tesoura, uma com 2 cm de largura  por  40 cm de comprimento para o corpo, mais uma tira de  20 cm para os braços. Em seguida, para a roupinha, você recorta o tecido de algodão no diâmetro de mais ou menos 10 cm, dobre o tecido e corte o bico bem pequeno para passar o corpo. Depois disso, corte novamente 1 cm a partir do bico  para passar os braços. Dobre na metade a tira maior e dê um nó para fazer a cabeça da boneca. Depois que você fez o corpo, passe as pernas na saia. Passado o corpo, faça um nó em cada ponta, formando os pés da boneca. Com a tira menor, dê um nó para formar o corpo passando os braços nos buraquinhos laterais e dando um nó em cada ponta para formar as mãos. Para finalizar, coloque a fita ou cordão embaixo dos braços formando a cintura da boneca.






   Viu como é fácil? Não tem erro! Esse mimo pode servir como enfeites de natal e até mesmo uma lembrancinha para as crianças se divertirem com bonecas artesanais. É só abusar da imaginação e criatividade para confeccionar diversos personagens!


Fonte e imagem cedida por: http://armarinhosweb.com.br/


E aí gostou da dica? Se gostou não esquece de compartilhar no Facebook, Twitter e Pinterest! Beijinhos e até a próxima! Gi

Comentários

Postagens mais visitadas