Pontos de Costura


Pontos de Costura

Para quem está começando a costurar, sendo a trabalho ou a hobby, é de grande importância ter conhecimento sobre os tipos de pontos de costura existentes,para que na hora de confeccionar seja utilizado o mais adequado. Hoje, então, teremos a explicação de alguns pontos aqui no blog.

Ponto Reto

O primeiro ponto em que vamos falar, é o ponto reto, geralmente, é o tipo mais usado por ser bem simples e fácil para quem está iniciando na costura. Pode chegar até 5 mm dependendo do aviamento.



Ponto Zigue-Zague

O ponto zigue-zague é bastante conhecido, além de prender as bordas, serve para fazer costura decorativa.



Ponto de Bainha Invisível

Esse ponto envolve os outros dois citados anteriormente, com o auxílio de um calcador de bainha. Para fazer, é preciso usar o ponto reto algumas vezes junto com um ponto zigue-zague, como mostra a imagem a seguir:



Ponto Overloque

Com o calcador overloque na máquina é possível fazer este ponto, sendo ele o principal utilizado para fazer arremates em bordas.



Ponto Elástico

Parecido com o ponto reto em sua aparência, esse ponto tem como objetivo principal controlar alguns tecidos como, por exemplo, a malha. Pode ser utilizado em várias costuras e também para decorar.



Pontos Caseados

Temos também alguns pontos caseados, como o quadrado, de ponta arredondada e o tipo fechadura, que serão apresentados na sequência.

Ponto Caseado Quadrado: Utilizado em qualquer tipo de roupa.



Ponto Caseado de Ponta Arredondada: Com uma de suas pontas redondas, esse tipo de ponto é usado bastante em jaquetas.



Ponto Caseado Tipo Fechadura: Também utilizado em jaquetas, com uma das pontas circular.



Ao comprar a sua máquina de costura, verifique quais pontos ela oferece e não se preocupe: sempre virá um manual explicando cada um deles. Viu só como é fácil? Agora é só começar a costurar.



Texto e imagens cedidos por Armarinhos Web
Fonte de Imagens: Livro – Costura Passo a Passo, Alison Smith.

E aí gostou da dica?
    Se gostou não esquece de compartilhar no Facebook, Twitter e Pinterest!
   Beijinhos e até a próxima!
   Gi

Comentários

Postagens mais visitadas