Anuncio

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Como fazer faixas de cabelo para bebês!

   Estava procurando um presente para uma menininha linda e cheguei a conclusão: o que tem demais carinhoso de algo feito por nós mesmo! Adoro a idéia de presentes com um toque pessoal. Afinal 
"nada que é feito com amor é pequeno ou sem valor! ( J.Hamilton M. César).
   Decidi então em fazer uma faixa de cabelo para a "Vanessa" menininha linda da minha vizinha.
   Se você como eu não tem filhos e com isso não tem idéia da medida da cabeça não é um problema! Eu usei a tabela medidas industriais.

Vamos la então!
 Material utilizado: 
  • Lycra ou um cotom bem elástico ( para fazer a faixa que não aperte a cabeça do bebê);
  • Mussoline ( eu usei Mussoline) pode ser um outro tecido a gosto para fazer a fitinha;
  • Tesoura;
  • Régua, alfinetes, metro, gesso ( giz ou sabonete seco, algo para marcar o tecido), Agulha e linha.
Dicas: utilizei retalhos de tecidos que já tinha em casa, um ótimo jeito de reutilizar tecidos sem jogar fora!




   Com o tecido elástico ( lycra), régua e lápis giz ( gesso, giz, sabonete seco)


desenhe a parte maior do lado que é mais elástico 


   Faça uma linha reta: 
  • Se o bebê tiver menos de três  meses a reta deve ser de 32 cm
  • No caso o bebê tiver de quatro a dezoito meses deve ser de 35,5 cm
  • Se ele tiver mais de dezenove meses 39,5 cm  


      Fiz um retângulo de 32 cm e alto *10 cm.( *medida a gosto se quiser uma faixa mais larga aumente esse valor)




   
   Corte, e dobre direito com direito e fixe com os alfinetes então costure, se tiver com overlock, se não tiver pode ser com o ponto overlock da máquina de costura;








Ponto ( H ) ou Ponto Overlock

   Feito a costura, vire do direito e obterá uma espécie de tubo, passe as costuras deixando-a no centro da faixa;






   Segure as duas pontas  de modo que a costura que será feita fique para o lado interno da faixa, aquela onde tem a costura central;




   Feche com o ponto overlock;


   Abra a faixa e deixe a costura virada para baixo, com linha e agulha de uns pontos de modo que a costura fique franzida e escondida;

 


   COMO FAZER A FITINHA;

   Com o tecido do teu gosto, corte um quadrado 10 cm / 10 cm.  Ou maior de acordo com o teu gosto, desde que seja um quadrado;



   Dobre a metade;




   Faça uma costura ao redor, deixando um buraco para virar do direito; (fiz em outra cor, pois não dava para ver na foto)


   Vire do direito e feche com pontos a mão ou com a máquina de costura.



   Dobre o centro do retângulo, e com a agulha de uns pontinhos para dar forma a fitinha, coloque a pedrinha que você quiser no centro e costure na faixa. 





e a faixa está  pronta até a próxima!


Beijinhos Gi!

Post Miniatura!