sexta-feira, 8 de março de 2013

"Ainda hoje muitos crêem que o dia internacional da mulher nasceu em memória das trabalhadoras mortas em um incêndio de fábrica em Nova York. Na verdade, a história deste feriado é muito mais complexa."

 Dia da Mulher!!



Um dia para lembrar as conquistas sociais e políticas das mulheres, uma oportunidade para reforçar a luta contra a discriminação e violência, um momento para refletir sobre os passos ainda a serem tomados. Dia Internacional da mulher, que cai no dia 8 de março, é tudo isto e muito mais. 
Mas o qual é a sua origem? Uma famosa lenda conta que do dia da mulher foi criado em 1908 na memória das trabalhadoras mortas em um incêndio de fábrica têxtil em Nova York. Na verdade, é apenas uma lenda, nascida nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial.
Dia Internacional da mulher nasceu oficialmente nos Estados Unidos, na verdade, a 28 de fevereiro de 1909. Para isso foi o partido socialista americano, que nessa data organizou um grande comício em favor das mulheres ao direito do voto. O tema já tinha sido discutido longamente em anos anteriores nos Estados Unidos (são artigos socialistas Corinne Brown) pelos delegados do VII Congresso da Internacional Socialista (realizada em Stuttgart, em 1907).
Manifestações por sufrágio universal, logo se juntou com outras declarações de direitos das mulheres. Entre Novembro e fevereiro 1908 /1909 milhares de trabalhadores de Nova York fizeram greve durante dias para exigir aumento de salários e melhores condições de trabalho. Em 1910, o VIII Congresso da Internacional Socialista propôs pela primeira vez estabelecer um dia dedicado às mulheres.
Em 25 de março de 1911, na fabrica Triangle em Nova York se desenvolveu um incêndio  146  trabalhadores perderam suas vidas. Esta é, provavelmente, o episódio do qual nasceu a lenda da fábrica de têxtil. A partir desse momento, manifestações de mulheres multiplicaram. Em muitos países europeus, nasceram os dias dedicados às mulheres.
A data de 8 de março, entrou pela primeira vez na história do dia da mulher, em 1917, quando naquele dia, as mulheres de São Petersburgo foram às ruas para exigir o fim da guerra, assim, dar à luz a ' revolução russa. Foi neste evento que inspirou os delegados das mulheres segunda Conferência Internacional de comunista em Moscou, quando escolheram o 8 de março como data para estabelecer o dia internacional da trabalhadora.


Anuncio

Post Miniatura!